Bandeira de São Tomé e Príncipe
- Antes de qualquer abordagem a S.Tomé e Príncipe é pedido que os alunos, com a ajuda dos pais, pesquisem e resolvam as palavras cruzadas com intuito de chegar ao país em questão.
- Na aula seguinte, perguntar aos alunos que resposta obtiveram aquando da realização (em casa) das palavras cruzadas sobre o país a ser abordado (S. Tomé e Príncipe);
- Seguidamente, propomos o visionamento de um vídeo alusivo a S. Tomé e Príncipe para que depois se inicie uma pequena discussão, sobre aspetos presentes no filme e de interesse geral dos alunos (o tipo de música que ouviram, em que língua estava o cantor a cantar, se as paisagens eram bonitas, o que é que mais viram: vegetação, praias, casas…);
- Posteriormente, sugerimos a realização de uma Ficha de Língua Portuguesa acerca de S. Tomé e Príncipe:
* Os alunos devem fazer a leitura em voz alta de um pequeno texto acerca de algumas características das ilhas deste país;
- Realização e correção de uma ficha de matemática (que aborda o tema Números e Operações inscrito no Programa de Matemática do Ensino Básico para o 1.º e 2.º anos de escolaridade), com elementos contextuais ao tema/ país que está a ser trabalhado com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico;
- Abordagem do tema “Os seres vivos do meu ambiente” através de uma apresentação em formato powerpoint de forma a que os alunos contactem com a flora e a fauna do país em questão.
- De seguida, e tendo em conta o tópico anterior, sugerimos a resolução de uma ficha sobre a temática das plantas no geral e especificamente, algumas das cultivadas em S. Tomé e Príncipe.
Sem comentários:
Enviar um comentário