segunda-feira, 3 de junho de 2013

Atividades sobre a Angola

Bandeira de Angola

- Para despertar a curiosidade dos alunos sugerimos, que a partir das informações dadas numa ficha, estes criem uma adivinha acerca de Angola;

- Dialogar com os alunos sobre os tópicos presentes na ficha anterior, com o objetivo de dar a conhecer alguns dos aspetos mais importantes de Angola.
* Pedir a alguns alunos que leiam ordenadamente e em voz alta as adivinhas que realizaram sobre Angola;

- Animação de leitura da história “O voo do Golfinho” de Ondjaki e, posteriormente, fornecer aos alunos marcadores em forma de golfinho onde eles podem desenhar um animal que gostariam de ser e escrever uma frase acerca do mesmo.

- Para reforçar a compreensão oral e expressão oral - http://www.nonio.uminho.pt/vooslp2/wp-content/uploads/2010/11/voo-golfinho-TL.htm - é lido o texto completo (ver abaixo) e os alunos têm de completar os espaços que faltam.

O narrador desta história diz-nos que se chama Golfinho e também Pássaro, e que nos vai contar uma história pedindo-nos que nos sentemos.
Começa por nos dizer que cresceu no mar, que brincava com outros golfinhos, que gostava de nadar, de sorrir, de voar e que os seus amigos lhe diziam que ele tinha um bico diferente, um bico de passarinho.
Conta-nos também que nadava velozmente, que adorava saltar e que um dia deu um salto tão alto que viu o seu corpo reflectido na água lisa do mar. Reparou, nesse momento, que o bico parecia mesmo o bico de um pássaro, assim como o seu corpo e até o seu olhar. Voltou então a mergulhar, feliz por ter um corpo diferente.
Mais tarde o Golfinho foi brincar perto das nuvens e encontrou muitos pássaros. Perguntou-lhes se sempre tinham sido pássaros e um disse-lhe que tinha sido serpente, outro canguru, outro camaleão e outro gato. Resolveram então formar o bando da Liberdade, um bando de outros animais que sempre tinham querido voar. Eram pássaros de todas as cores, livres, cantadores e sonhadores.
O Gofinho termina a sua história contando-nos um segredo. Ele diz-nos que agora é um Pássaro mas que, sempre que quiser, pode voltar a ser Golfinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário