domingo, 28 de abril de 2013

Objetivo

Com base no tema Diversidade Linguística e Educação Intercultural, pretendemos criar uma base de dados com atividades que reforcem a importância da Lusofonia, mais especificamente, a abrangência e a relevância da língua portuguesa no nosso país, como também além-fronteiras, isto é, na CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). Mais do que identificar países cuja língua oficial é o português, interessa desenvolver atividades que fomentem uma ampla visão do mundo da Lusofonia e dos seus saberes nos mais diversos contextos (diferentes culturas, tradições e costumes).

As TIC são a plataforma ideal para explorar estas atividades devido ao seu cariz interativo. Outra vantagem é a capacidade de apresentar os conteúdos sob vários formatos, dinamizando assim a sala de aula e quebrando muitas vezes a monotonia.
No entanto, o seu uso não deve ser exagerado ou acaba por gerar uma rotina nas crianças e, consequentemente, elas perdem o interesse, desperdiçando-se assim todas as potencialidades referidas. Obviamente, o docente também pode tirar partido. Existem muitas aplicações e ferramentas que facilitam a organização curricular e a gestão da sala de aula. É o caso dos serviços de armazenamento online em cloud usados não só pela mobilidade que oferecem mas também pela possibilidade de partilha de recursos com os alunos. Além do ponto de vista ecológico, permite também criar uma fonte de conteúdos segura aos mesmos, de fácil acesso, que podem consultar a qualquer momento.

Todas estas atividades estão em articulação com o programa do 1º Ciclo do Ensino Básico, focando-se elas nas várias áreas curriculares.

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